Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:
Go, Baduk ou Weiqi (chinês simplificado: 围棋; chinês tradicional: 圍棋; Pinyin: Wéiqí) é um jogo de estratégia abstrato de tabuleiro para dois jogadores cujo objetivo é cercar mais territórios do que o oponente. O jogo foi inventado na China há mais de 2500 anos e acredita-se que seja o jogo de tabuleiro mais antigo ainda jogado nos tempos modernos. Em 2016, um censo pela Federação Internacional de Go em mais de 75 países mostrou que existem mais de 46 milhões de pessoas ao redor do mundo que sabem jogar Go e que há cerca de 20 milhões de jogadores ativos, a maioria vivendo no leste da Ásia.
As peças jogadas são chamadas de pedras. Um jogador utiliza as pedras pretas enquanto um segundo jogador utiliza as brancas. Os jogadores se alternam em rodadas jogando as pedras nas interseções vazias (pontos). Uma vez jogada no tabuleiro, as pedras não devem ser movidas, porém elas devem são removidas do tabuleiro se uma pedra (ou um grupo delas) são cercadas por peças adversárias em todos os pontos adjacentes ortogonais, resultando na captura. O jogo continua até ambos o jogadores não quiserem mais fazer uma jogada. Quando o jogo termina, o vencedor é determinado ao contar cada território cercado pelos jogadores, juntamente com as peças capturadas e o komi (pontuação em favor das brancas por jogar em segundo lugar). O jogo também pode terminar com a desistência de um dos lados.
O tabuleiro padrão de Go tem 19X19 interseções, contendo 361 pontos. Iniciantes frequentemente jogam em tabuleiros menores de 9x9 ou 13x13, e evidências arqueológicas de séculos mais antigos apontam que era jogado em um tabuleiro de 17x17 interseções. Entretanto, tabuleiros por 19x19 se tornaram o padrão no período que o jogo chegou na Coreia no quinto século da Era Comum e no Japão no sétimo século da Era Comum.
Go era considerado uma das quatro artes essenciais da aristocracia chinesa na antiguidade. A mais antiga menção escrita em referência ao jogo é na obra histórica Zuo Zhuan (cerca do quarto século AEC).
Apesar das regras simples, o Go é extremamente complexo. Comparado ao xadrez, o Go tem, ao mesmo tempo, um tabuleiro maior que resulta em jogos mais longos e, em média, mais possibilidades para se considerar por movimento. O número de jogadas legais no Go é calculado em ser aproximadamente 2.1 × 10^170, o que é muito mais vasto que o número de átomos no universo observável, estimado em ser próximo de 1 × 10^80.